sexta-feira, 8 de abril de 2011

INSTITUTO CULTURAL FAMIGUÊ

- O Grupo FAMIGUÊ e a ORQUESTRA MINEIRA DE MARACATU são projetos idealizados e desenvolvidos pela equipe artística do INSTITUTO CULTURAL FAMIGUÊ, uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, formada por membros de uma mesma família, que desenvolve trabalhos artísticos e musicais embasados na cultura popular, nos folguedos tradicionais, e no folclore afro-brasileiro. - O Instituto Cultural Famiguê é um instituição formalizada recentemente (maio 2010) e ainda não possui nenhum patrocínio ou fonte de recursos para viabilização de suas atividades e projetos.
- O músico, compositor e percussionista Robson Nogueira, também conhecido por Róps Malungo é fundador e presidente do InstitutoCultural Famiguê e esteve, no período de 20 de dezembro de 2010 a 20 de março de 2011, instalado na sede de uma das mais importantes Nações de maracatu do país que é a Nação de Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante do Recife, na capital pernambucana, onde pôde aprofundar seus conhecimentos e desenvolver novas pesquisas no intúito de enriquecer e ampliar as possibiladades do Projeto FAMIGUÊ e da Orquestra Mineira de Maracatu de Baque Virado.

PROJETO FAMIGUÊ
O Projeto FAMIGUÊ é composto e foi idealizado por oito artistas da área musical, que atuam e residem em Montes Claros-MG e também integram uma mesma família, sendo seis irmãos e dois sobrinhos. O ponto central desse encontro é o diálogo entre as experiências musicais de cada integrante e as linguagens das manifestações regionais, tendo a cultura afro-brasileira como linha mestra que promoverá as construções sonoras do trabalho do grupo. O projeto FAMIGUÊ objetiva realizar seis apresentações de um espetáculo musical e cinco oficinas culturais na cidade de Montes Claros-MG, explorando as manifestações tradicionais dos Ternos de Catopês, Marujos e Caboclinhos do norte de Minas Gerais e dos Maracatus Pernambucanos, unindo as linguagens dos tambores de Minas e Pernambuco em diálogo com outras manifestações culturais afro-brasileiras.


ORQUESTRA MINEIRA DE MARACATU
A Orquestra Mineira de Maracatu deu inicio às suas atividades em novembro de 2009 na cidade de Montes Claros-MG, oferecendo oficinas gratúitas de percussão para crianças e jovens da região do grande maracanã, área periférica da cidade.
Com apenas 3 meses de atividade o grupo foi convidado pela secretaria de cultura local, para se apresentar na solenidade de abertura oficial do carnaval de rua da cidade de Montes Claros, em fevereiro de 2010, deixando maravilhadas centenas de espectadores com um espetáculo percussivo vibrante, empolgante e extremamente inovador para aquela região do norte de Minas Gerais.
No mesmo período a Orquestra se apresentou na 28ª edição da tradicional Festa de Folia de Reis de São José de Alto Belo na região de Pires de Albuquerque, município de Bocaiuva, no Vale do Mucurí.
Essa festa é organizada pelo renomado violeiro e produtor musical Téo Azevedo. E mais uma vez a apresentação da Orquestra de Maracatu emocionou o público.
Durante o ano de 2010 a Orquestra ainda realizou oficinas e apresentações em colégios, empresas e universidades, incluindo uma apresentação memorável na Feira de Cultura, Ciência e Tecnologia da FACIT - Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros.
A última e sem dúvida a mais importante apresentação da Orquestra Mineira de Maracatu ocorreu em agosto de 2010 na 32ª edição das tradicionais Festas Folclóricas do Mês de Agosto da Cidade de Montes Claros, onde o grupo iniciou sua apresentação em cortejo, arrastando uma multidão de pessoas para o palco de arena montado para receber a Orquestra de Maracatu.
Atualmente a Orquestra Mineira de Maracatu de Baque Virado conta com 20 integrantes efetivos e 10 jovens em fase de apredizagem e testes.
Não dispondo de sede própria e de recursos para locação de espaço sede, as oficinas e ensaios são realizados em espaço residencial provisório.

MEMBROS FUNDADORES
ROBSON NOGUEIRA (ROPS MALUNGO):
O músico, compositor e percussionista Robson Nogueira, também conhecido por Róps Malungo pesquisa há quinze anos e conviveu desde sua infância com as tradições do congado montesclarense (catopês, marujos, caboclinhos). No ano 2000 mudou-se para Belo Horizonte, onde passou a acompanhar as tradições da comunidade quilombola dos Arturos, na cidade de Contagem-MG. Em 2003 passou a integrar simultaneamente os grupos percussivos 'Bloco Oficina Tambolelê' (que já tinha uma bagagem densa na pesquisa das tradições do congado) e o grupo 'Trovão Das Minas' (que já pesquisava as tradições dos maracatus pernambucanos). Desenvolveu diversos trabalhos junto ao grupo Tambolelê e ao músico congadeiro Maurício Tizumba, participando dos encontros anuais de tambores entitulados Festejo dos Tambores, Mil Tambores, e Tambores de Natal.
No período de 20 de dezembro de 2010 a 20 de março de 2011, esteve instalado na sede de uma das mais importantes Nações de maracatu do país que é a Nação de Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante do Recife, na capital pernambucana, onde integrou a orquestra percussiva do maracatu em todas as suas atividades tradicionais do carnaval recifense e pôde aprofundar seus conhecimentos e desenvolver novas pesquisas no intúito de enriquecer e ampliar as possibiladades do Projeto FAMIGUÊ e da Orquestra Mineira de Maracatu de Baque Virado.
ARLEY NOGUEIRA:

ALYSSON NOGUEIRA:

REGINALDO NOGUEIRA:

REINILSON NOGUEIRA: 

2 comentários: